quinta-feira, 31 de julho de 2008

Plástico 100% biodegradável

Empresa chinesa desafia poluição com plástico 100% biodegradável

"Atualmente somos os únicos que comercializamos o PHBV, um material derivado do amido, transformado em glicose e depois fermentado. Há muitas unidades de pesquisa e desenvolvimento no mundo, mas não outra fábrica", disse Chen, fundador da empresa Tianan Biologic Material de Ningbo, um porto de Zhejiang (leste da China).

Nem uma gota de petróleo entra na composição deste polímero biodegradável do que a Tianan Biologic já tem uma capacidade de produção de 2.000 toneladas anuais.
Ele é feito à base de milho. "Podemos utilizar todos os tipos de amido, mas, na China, o do milho não é muito caro", explicou Liu Hui, diretor de marketing da empresa.

"O resultado é um material muito resistente ao calor e aos dissolventes", acrescentou.

[...]O PHBV continua sendo um produto mais caro que o plástico normal, admitiu Chen.
"Atualmente a tonelada custa 3.740 euros, mas espero que possamos reduzir este valor num futuro não muito distante, quando aumentarmos nossa produção", afirmou.

Agora a Tianan Biologic tem apenas mais um passo a dar para ser verdadeiramente ecológica, deixar de usar os cereais como matéria-primas.
_________________________________________________________

Leia a matéria completa do site yahoo no link abaixo:
http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/080730/saude/jo_china_ecologia_polui____o
_________________________________________________________

É uma idéia boa essa do plástico resistente e 'ambiental', tem dupla eficiência, porém ainda é muito cara, portanto nem todo mundo poderia usufruir dela por enquanto.
Espero que surjam melhoras nas pesquisas sobre o assunto.

Nenhum comentário: